CoplanaCoopecrediSocicana

Apoio ao Cooperado/Cliente
Invoice Tracking
Cotações B2B
Caderno de campo
Intranet
Webmail

 









Responsabilidade Socioambiental - uma necessidade

A Coplana, a Coopecredi e a Socicana começam a implantação, no segundo semestre, de um modelo de gestão e documentação de suas ações na área de Responsabilidade Socioambiental.
 
Como é de conhecimento público, há anos as três entidades realizam individualmente ou por meio de parcerias com a sociedade, projetos que têm por objetivo da preservação ambiental e o desenvolvimento social.
 
Na verdade, as iniciativas corretas, do ponto de vista social e ambiental, constam dos princípios cooperativistas e associativistas. Tanto Coplana, como Socicana e Coopecredi fazem valer tais princípios na prática e em suas relações com cooperados, associados, clientes, parceiros, fornecedores e membros da sociedade. Dessa forma, possuem uma relação transparente e ética com seus stakeholders, ou seja, os diversos públicos de influência.
 
Vários são os exemplos de projetos sustentáveis desenvolvidos pelas entidades, muito antes de tais iniciativas terem uma participação obrigatória no mundo corporativo.
 
No caso da Coplana, podemos citar a organização de Núcleos de Cooperados, Jovens e da Mulher, como forma de promover a integração da família cooperativista e também a gestão do conhecimento. Para tal ação, a cooperativa sempre contou com o apoio da Coopecredi e Socicana. Além disso, integrou o projeto de Recuperação de Matas Ciliares, organizado pelo Governo do Estado; foi pioneira na implantação das Centrais de Recebimento de Embalagens no Brasil; e organiza doações de seus cooperados de amendoim, milho e soja para o Hospital do Câncer de Barretos, entre outras iniciativas.
 
A Socicana tem um importante papel de representatividade do produtor de cana, fazendo valer sua voz nas esferas públicas e privadas em todo o país. Além disso, na área de saúde, cede para uso público,  o imóvel onde está instalada a Santa Casa de Guariba, além de ter sido uma das primeiras associações do Estado de São Paulo a adotar o Protocolo Agroambiental, que antecipa o fim da queima da palha da cana.
 
A Coopecredi é uma das grandes responsáveis pelo suporte financeiro ao produtor rural e contribuiu, ao longo de anos, para o desenvolvimento da lavoura canavieira na região. A instituição financeira que gera emprego nas localidades onde está instalada, é responsável pela distribuição de renda e, portanto, torna-se um modelo econômico mais justo diante da competitividade do mercado.
 
As três entidades, trabalhando de forma autônoma, encontram espaço para uma forte sinergia e recentemente lançaram juntas o Projeto Recicla, para a separação e destinação adequada de materiais recicláveis. Além disso, fazem parte do Projeto Reflorestando as Nascentes, junto com entidades, empresas e poder público de Jaboticabal, numa iniciativa vencedora de preservação dos recursos hídricos.
 
Dessa forma, a gestão adequada da área de Responsabilidade Socioambiental e sua correta documentação é imprescindível para o diálogo e compromisso das entidades com a sociedade. E será, a cada dia mais, um importante instrumento de justiça social e sustentabilidade.
Conheça os projetos e Ações Socioambientais
Projeto Corrego Vivo
Dia Nacional do Campo Limpo
Projeto Recicla
Hospital do Câncer
Todas as Notícias....