Festagri 2017 repete o sucesso das edições anteriores e recebe participação especial

IMG_6735

Secretário estadual de Meio Ambiente visita a festa em seu segundo dia e parabeniza os agricultores por sua atuação na economia nacional.

Mais uma vez a Festa do Dia do Agricultor de Jaboticabal – 24ª Festagri – honrou seu compromisso de oferecer aos homenageados (28 de julho é Dia Nacional do Agricultor) não só os parabéns, mas comemorações que incluíram desde palestras voltadas para o setor, a momentos de confraternização e lazer. Com um número recorde de participação e uma programação bem variada, a Festagri 2017 começou na quinta-feira, dia 27 de julho, e foi encerrada no sábado, dia 29.

Presidida por Antoninho Penariol e com uma comissão organizadora composta por pessoas dedicadas ao evento desde os primeiros anos de realização, a festa tem sido um marco na agricultura e pecuária de Jaboticabal e região.

A iniciativa tem sido apoiada por empresas privadas e entidades do setor, como é o caso da Coplana, Socicana e Sicoob Coopecredi, que contribuem com recursos financeiros e humanos.

Em seu discurso, Antoninho mencionou os desafios enfrentados pela classe produtora. “O agricultor é na verdade um herói. Ele é responsável por colocar alimento nas mesas de tantas famílias e precisa ser mais valorizado”, afirmou.

A festa deste ano contou ainda com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles, que foi recebido pelo presidente da Festagri, pelo presidente do Sindicato Rural de Jaboticabal, Ismael Perina Junior, e Mônika Bergamaschi, ex-secretária estadual de Agricultura e presidente do Ibisa (Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio). Sérgio de Souza Nakagi participou do evento, representando a Coplana. 

            O secretário Ricardo Salles parabenizou as famílias presentes, destacando o papel da agricultura na economia nacional. Mais uma vez, ele reforçou a importância do estreitamento de relações entre ambientalistas e agricultores. “O agricultor não pode ser visto como predador. Muito ao contrário: é ele que tem levado a economia deste país”, avaliou.

            A festa contou com duas palestras: a primeira proferida pelo diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC) – Ribeirão Preto, o pesquisador Marcos Landell, que falou sobre a importância do plantio com MPB (Muda Pré-Brotada) e da Meiosi. Em seguida, a nutricionista Vanderli Marchiori reforçou os benefícios do amendoim como forte aliado também na reeducação alimentar.

Na sexta-feira, a festa contou com a homenagem feita aos gêmeos Lucas e Leonardo Penariol Agostinho, que receberam o título de “Agricultores do Ano”. Em seguida, houve o jantar de confraternização e um show artístico. O encerramento da Festagri 2017 aconteceu na manhã do sábado, com a celebração de uma missa em ação de graças na paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*

Email

Website