Emoção marca o encerramento do Curso de Libras

libra1

Emoção marca o encerramento do Curso de Libras

Depois de cinco semanas para cada módulo (Básico, Intermediário e Avançado), com aulas semanais de oito horas, 11 colaboradores da Coplana concluíram o curso de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, o que possibilita a integração com os cinco colaboradores surdos que trabalham na Cooperativa. O encerramento foi marcado por muita emoção, não só por parte dos “formandos”, mas também dos colegas que se sentem a cada dia mais incluídos, e do professor Euluan Mota, que demonstrou sua satisfação com o resultado.

O evento, no dia 17 de novembro, começou com a apresentação de um vídeo no qual um casal mostra a dinâmica de sua família, com dois filhos surdos. Em seguida, o colaborador Pedro Sgarbosa, formando no curso avançado de Libras, falou sobre a importância do aprendizado da Língua de Sinais e traçou um panorama do que acontece no Brasil, enquanto o colaborador Murilo Henrique da Silva ia traduzindo, em sinais, sua fala.

O grupo encenou também um telejornal com apresentadores e repórteres interpretados por colaboradores que concluíram o curso. Em uma das matérias, a declaração da colaboradora Rosiane Pereira Menotti, que é surda, emocionou a todos e mostrou seu reconhecimento pelos esforços da Cooperativa e da equipe no sentido de integração. “É muito bom trabalhar num local onde as pessoas se preocupam em comunicar-se com a gente”, resumiu. O telejornal ainda apresentou matérias sobre a Sipat e uma visita à escola Senhora Aparecida, em Jaboticabal, instituição que recebeu os alunos da Estrelinha Azul e que hoje é a única na cidade que faz a inclusão de surdos e deficientes auditivos. A ação da Coplana foi elogiada pelas professoras da escola.

A simulação de um atendimento a um surdo, em uma loja de Guariba, foi outra matéria do telejornal, além de uma previsão do tempo inusitada, na qual chuvas de abraços e tempestades de carinho eram não só previstas, mas desejadas.

Os alunos fizeram, ainda, uma apresentação musical, assistiram a um descontraído vídeo e fizeram uma bela homenagem ao professor Euluan. O que ficou de todo o processo foi a vontade de contagiar os demais colegas para que também aprendam esta que é a segunda língua brasileira e que é tão importante para promover a integração e a sociabilização.

libra 6 libra2 libra3 libra9 libra8 libra7 libra5 libra4

Produção Neomarc / Fotos: Renata Massafera

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*

Email

Website