8º Dia de Campo de Variedades de Soja

8º Dia de Campo de Variedades de Soja

Conteúdo estratégico em ambiente virtual

A Coplana realizou, no dia 27 de maio, o lançamento do “8o Dia de Campo de Variedades de Soja”, este ano em formato virtual, devido à pandemia de covid-19. O conteúdo que seria apresentado de forma presencial foi disponibilizado na plataforma criada especialmente para tratar da cultura da soja.

No total, são 10 palestras técnicas em vídeo, com cientistas de centros de pesquisa e especialistas de empresas. Entre os temas abordados, estão: plantas daninhas no sistema cana/soja, manejo de pragas e doenças, controle químico e uso de produtos biológicos. As empresas parceiras estão apresentando o desempenho de 41 variedades de soja utilizadas na região. No site, o cooperado tem acesso a vídeos curtos, com informações práticas para o dia a dia da lavoura.

Segundo o gerente do Departamento de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana, Eduardo Maniezo Rodriguez, o Dia de Campo tem como proposta levar ao produtor dados técnicos que possam auxiliá-los na produção. “O objetivo é levar mais informações para os nossos produtores a respeito das variedades de soja mais indicadas para nossa região. Assim, o cooperado poderá, junto com nosso corpo técnico, identificar os materiais que se encaixam em seu manejo”, disse Rodriguez. Ele destaca ainda que os conteúdos auxiliam na tomada de decisão. “Todo esse conteúdo deve agregar valor para que o produtor aumente cada vez mais a eficiência e rentabilidade na produção, de forma sustentável.”

Um aspecto de destaque da cultura é o seu crescimento na região de Jaboticabal na rotação com cana-de-açúcar, algo que vem se tornando uma opção rentável para os produtores. “A cultura da soja é muito importante para a nossa região, para a Cooperativa e principalmente para os nossos produtores, visto que, em rotação com cana, tem se tornado uma excelente fonte de renda complementar. Nos últimos três a quatro anos, podemos lembrar que as culturas em rotação tiveram melhores resultados financeiros do que a cana propriamente dita, por conta do problema de defasagem de preços”, destaca Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Coplana.

A Cooperativa recebeu 1,086 milhão de sacas de soja, na safra 2020/2021, o que representa uma estabilidade em relação ao ciclo passado, quando foram recebidos 1,083 milhão de sacas.

A Coplana realiza um trabalho técnico que auxilia os produtores desde o planejamento do plantio até a colheita da soja, e esse novo portal é mais uma iniciativa que visa contribuir com a difusão de novos conhecimentos referentes à cultura.

Os cooperados da Coplana são nossos convidados especiais para conferir as palestras técnicas, as apresentações das variedades e os portfólios das empresas parcerias.

Acesse o link: https://diadecamposoja.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*

Email

Website