Responsabilidade Socioambiental

Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos

Logística reversa é pioneira no mundo

Pioneira em vários segmentos, a Coplana também foi a primeira empresa do país a implantar uma Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos, em abril de 1994.

A iniciativa foi referência para a criação de legislação (Lei 9974/2000) que determina as responsabilidades do setor, entre fabricantes, revendas de defensivos, cooperativas do agronegócio e produtores rurais.

O trabalho brasileiro é modelo no mundo, e o país alcança o primeiro lugar em devolução de embalagens, com retorno de 94% dos materiais comercializados. Entre os cooperados da Coplana, o índice chega perto de 100%.

Do início das atividades da Central até o ano de 2016, a Coplana recolheu 13.500 toneladas de embalagens. Anualmente, o volume recolhido é de 600 toneladas, entre embalagens plásticas, de metal, papelão e tampas.

 

Reflorestando as Nascentes e Córrego Vivo

O projeto Reflorestando as Nascentes foi criado em setembro de 2005 com o objetivo de recuperar Áreas de Preservação Permanente na região da Cooperativa, envolvendo a comunidade, estudantes e integrantes de projetos sociais. Entre os resultados já obtidos, estão o aumento do volume, melhoria da qualidade dos recursos hídricos, além de benefícios à biodiversidade.

O projeto Córrego Vivo, criado em 2009, complementa essas ações, com especial atenção à recuperação de matas ciliares. A Coplana atua na gestão dos dois projetos, junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jaboticabal e Polícia Ambiental. O produtor rural é responsável pela condução da área reflorestada.

Com os plantios ocorridos até o final de 2016, as iniciativas totalizam, 155.000 mudas, plantadas em 150 hectares.

 

Aplique Certo

O projeto Aplique Certo é uma iniciativa da Socicana, em parceria com a Coplana e Arysta, criado em 2005, com o objetivo de promover o uso racional de defensivos. A ideia surgiu após a identificação de perdas de produtos, como fungicida e inseticida, quando não havia a manutenção do equipamento ou a aplicação adequada.

Nas propriedades, os técnicos avaliam o estado da máquina, motor e estrutura do equipamento. A ação também envolve o treinamento dos operadores quanto ao uso correto dos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, e destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas.

Dentre os principais resultados já obtidos estão: maior segurança nas aplicações de defensivos agrícolas; redução de custos para o produtor rural; e menores impactos ambientais. A iniciativa alcança todos os cooperados da Coplana, com propriedades em uma região de 100 municípios no interior do Estado de São Paulo.

 

Devolução e Reciclagem de Pilhas e Baterias

Mesmo sem ser fabricante do setor, a Coplana está atenta à logística reversa de materiais que contaminam o meio ambiente e oferecem riscos à saúde humana, como pilhas e baterias. Por isso, lançou, em outubro de 2011, o programa “Recicle Pilhas e Baterias: Você e a Coplana preservando o Meio Ambiente”.

A equipe mantém coletores nas lojas da Cooperativa e dispositivos móveis em escolas dos municípios e eventos educativos, o que permite a participação da comunidade. Os materiais são destinados ao Programa Abinee Recebe Pilhas (Abinee - Associação Brasileira das Empresas Eletroeletrônicas), iniciativa conjunta de fabricantes e importadores, que atende à resolução do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O material recolhido é encaminhado a empresas especializadas que realizam a destinação e reciclagem de acordo com a legislação ambiental.