Coplana e Feira Nacional do Amendoim: uma parceria de duas décadas

Uncategorized

Publicado em 22/09/2025 às 16h37, por: Herbert Serra

A parceria entre a Coplana e a Feira Nacional do Amendoim teve início em 2003, com o 1º Encontro sobre a Cultura e o objetivo de unir esforços para fortalecer a cadeia produtiva. Aquele seria o primeiro espaço de integração de produtores, pesquisadores, empresas e outros representantes da cadeia produtiva, consolidando-se como maior iniciativa do setor no Brasil. 

A Cooperativa enxergou desde o início uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento da cultura e ampliar o acesso a inovações e tecnologias. Dessa forma, tem sido, desde então, uma das principais parceiras do evento.

Ao longo das edições, a equipe esteve presente no atendimento ao produtor, participação em palestras e Dia de Campo, reforçando seu compromisso com as principais demandas da cultura. Já o Encontro vem deixando um legado concreto ao setor. Entre as conquistas de edições anteriores estão a criação do Arranjo Produtivo Local (APL), que impulsiona a inovação e a capacitação técnica, e o enquadramento do amendoim como cultura “minor crop”, garantindo acesso a tecnologias adaptadas à sua produção.

Em 2025

Na 7ª Feira Nacional do Amendoim e 22º Encontro sobre a Cultura, de 6 a 8 de agosto, participaram 6.500 pessoas entre produtores, estudantes, profissionais e público de Jaboticabal e região. Além do conteúdo técnico, a Feira promoveu shows gratuitos, gastronomia à base de amendoim e atrações como os tradicionais concursos de Fotos, de Trabalhos Científicos, de Receitas e o bem-humorado Amendoloucos – para quem consome mais paçocas em menor tempo, uma sensação nas redes sociais. 

Um dos destaques técnicos desta edição foi a identificação de uma tendência que deve impulsionar a economia nos próximos anos: o avanço do mercado de óleo de amendoim. O Brasil aparece como segundo maior fornecedor para a China e exporta também para a Itália, com potencial de expansão para outros mercados.

Dia de Campo

No espaço da Coplana, produtores conversaram com os técnicos sobre demandas de mercado e o Negócio Sementes, com destaque para a importância das certificações. O departamento especializado em sementes, inclusive, é voltado a garantir qualidade e atender à demanda em expansão. No estande de campo foram apresentadas as variedades: IAC OL3 – precoce, exigente em fertilidade, com bom teto produtivo e necessidade de colheita rápida; IAC 503 – tardia e mais desafiadora, adaptada a condições de seca e ambientes hostis; Granoleico Argentina – com ciclo médio-precoce e adaptada à região.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *