Socicana e Coplana reforçam compromisso ambiental na comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo
Uncategorized
Publicado em 22/09/2025 às 16h42, por: Herbert Serra

Sistema já fez a destinação correta de mais de 800 mil toneladas de embalagens de defensivos
O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) na região, comemorado em 18 de agosto, teve como destaque a reinauguração do Museu do Sistema Campo Limpo, em Guariba. O espaço ganhou um formato mais interativo, reforçando os benefícios da economia circular.
O presidente do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Marcelo Okamura, destacou a mobilização do agro. “Hoje celebramos a 21ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, que representa muito mais do que números. O sistema, que nasceu em 2002 e já destinou corretamente mais de 800 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, mostra a união e a responsabilidade compartilhada de toda a cadeia produtiva”, afirmou. Segundo Okamura, apenas no último ano foram processadas 68,5 mil toneladas de embalagens, um volume 29% superior ao registrado no período anterior.
Ele lembrou que a escolha de Guariba para sediar o museu é simbólica, já que o município foi pioneiro, em 1994, ao iniciar o projeto de logística reversa que alcançou todo o país. Assim, a reinauguração também seria uma forma de homenagear a cidade e parceiros como a Coplana, que tiveram papel fundamental na implantação da iniciativa.
O presidente da Cooperativa, Bruno Rangel Geraldo Martins, relembrou que o Sistema Campo Limpo nasceu de um projeto-piloto implantado na Coplana, com a primeira Central de Recebimento de Embalagens. A estratégia pioneira se consolidou como política nacional, transformando-se em lei. “Esse trabalho cresceu, foi difundido para o Brasil inteiro e hoje praticamente 100% das embalagens vendidas pela Cooperativa retornam ao centro de recebimento. É um orgulho muito grande ter ações aqui algo que virou exemplo nacional.”
Na Semana do Campo Limpo, o Canal Terra Viva destacou ações que vêm transformando a sustentabilidade no campo, como o Crédito Rural Verde, linha de financiamento criada em parceria pela Socicana e Sicoob PRO, que oferece juros reduzidos para produtores que adotam boas práticas socioambientais. Lançado em 2020, o programa conquistou, em 2024, o prêmio internacional Bonsucro Inspire Awards, reforçando o impacto de projetos que unem sustentabilidade, crédito acessível e fortalecimento do agronegócio. Acesse matéria completa pelo QR Code nesta página.
A Socicana fortalece seu compromisso ambiental com ações de logística reversa. Em 2025, a entidade participou, na região, da Coleta de Embalagens de Agroquímicos e de Óleo Lubrificante, que promoveu a destinação correta de 2.278 Kg de resíduos, garantindo a destinação final correta. Esse tipo de atuação comprova seu empenho em promover campanhas alinhadas às melhores práticas do setor.
O prefeito de Guariba, Francisco Dias Mançano Júnior, falou dos esforços do município em relação à pauta ambiental. “Nossa gestão tem essa preocupação, e queremos preparar as novas gerações para esse compromisso ambiental, trazendo os alunos para conhecer o museu e reforçar a conscientização desde cedo”, destacou.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, foi representado pelo secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos Júnior, que lembrou o protagonismo brasileiro na produção sustentável. “O Brasil impressiona o mundo pela competência do seu produtor rural e pela adoção de inovações e boas práticas”, afirmou.
Já o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, foi representado pela chefe da Divisão da Cati de Jaboticabal, Fabiana Ferreira Gouveia, que destacou o caráter integrador da realização. “O Sistema Campo Limpo une produtores, cooperativas, poder público, empresas e instituições de ensino para mostrar que é possível produzir de forma sustentável.”
Reinauguração do Museu Campo Limpo O Museu Campo Limpo oferece ao público jogos educativos, experiências sensoriais e novos recursos de acessibilidade. Com isso, objetiva aproximar estudantes, educadores, produtores e comunidades dos conceitos de sustentabilidade, logística reversa e economia circular. A iniciativa foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Comentários (0)