4º Simulado de Emergência Coplana

News

Publicado em 29/01/2024 às 15h24, por: Coplana

Reúne iniciativa privada e órgãos públicos visando a segurança

A Coplana realizou, no dia 7 de dezembro, o 4º Simulado de Emergência em sua Unidade de Grãos de Jaboticabal/SP. Trata-se de um treinamento específico para situações relacionadas à instalação de gás natural. Durante a ação, colaboradores e moradores vizinhos seguiram as orientações estabelecidas para lidar com eventos de risco, em uma simulação de contenção de incêndio e evacuação da área.

O simulado é realizado pela Coplana, junto a empresas e órgãos de segurança do município, como: Corpo de Bombeiros, Gás Local, Defesa Civil, PAME (Plano de Auxílio Mútuo de Emergência), Polícia Rodoviária e Concessionária Econoroeste. 

O treinamento ajusta os procedimentos e estabelece a função de cada equipe envolvida. Em seu escopo de segurança, a Coplana dispõe do PAE, Plano de Atendimento às Emergências, em que estão previstos os diversos cenários de risco.

Dentre as simulações, estão: controle de vazamento de gás, movimentação integrada das equipes dos órgãos de emergência, segurança pela Polícia Rodoviária, alerta a moradores, evacuação completa dos colaboradores da Cooperativa, além resgate de vítimas internas (colaboradores) e externas (vizinhança). A iniciativa é essencial para promover a segurança na Coplana e proximidades.

O gerente Industrial, Alisson Casali, destacou o êxito do simulado. “Todas as atividades programadas foram realizadas, tanto a de combate a vazamento de gás quanto a de resgate de vítimas. Contamos com o apoio de toda a rede de empresas da região e órgãos públicos. Os tempos de resposta foram monitorados, e todos foram satisfatórios, dentro dos prazos estabelecidos. Esse evento é um aprendizado importante para toda a organização, uma vez que, em caso de um evento real, estaremos melhor preparados e treinados.”

O coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Coplana, Mario Roberto Andrade, destacou a participação e a sincronia no trabalho de cada empresa e entidade. “Tivemos a participação de todos os colaboradores e também uma participação de 100% dos órgãos públicos e privados que convidamos. É o momento em que julgamos ser muito importante a unificação dos conhecimentos, tanto sobre os riscos que enfrentamos quanto o conhecimento dos órgãos públicos e privados para nos auxiliar em uma situação real. O simulado atendeu à nossa expectativa, e está claro que, em caso de necessidade, conseguiremos intervir sem causar danos ou prejuízos à comunidade, à Cooperativa ou aos colaboradores”, destacou Mário.

O coordenador de produção e da Brigada de Incêndio da Cooperativa, Allison Nicola, destacou a realização de ajustes anuais para aprimorar as operações. “Mobilizamos mais de 100 pessoas, tanto da nossa equipe de brigada quanto dos órgãos públicos e privados. Por mais que tenha corrido tudo bem, sempre enxergamos a possibilidade de melhoria para o próximo ano. Nestes quatro anos consecutivos sempre encontramos um ponto onde identificamos uma oportunidade de melhoria e assim fizemos”, concluiu Alisson. 

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *