Coplana promove Vacinação contra Influenza

News

Publicado em 24/04/2024 às 18h53, por: Coplana

A Coplana realizou, entre os dias 15 e 18, a Campanha Anual de Vacinação contra a Influenza (gripe), infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissão. A vacinação tem o objetivo de diminuir internações, complicações e até mesmo mortes, no período de outono e inverno, em que temos maior circulação dos vírus.

A campanha foi organizada pelas equipes da Cipa Coplana (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Foram vacinados colaboradores da Coplana, Socicana e Sicoob Coopecredi, nas cidades de Guariba, Batatais, Colina, Dumont, Jaboticabal, Pradópolis, Taquaritinga e Tupã. No total, foram vacinados 455 colaboradores.

“Nosso objetivo é promover imunização, reduzindo o absenteísmo e beneficiando a qualidade de vida no ambiente de trabalho, algo que é um valor para nós. Afinal, doenças virais, como a gripe, podem causar muitos afastamentos e impactar negativamente na segurança do colaborador. É importante reduzir os diagnósticos de gripe e suas consequências, o que melhora também o clima organizacional”, comentou

André Almeida, técnico de Segurando do Trabalho e Coordenador da Cipa.

Você sabia?

Os vírus sofrem mutações genéticas ao longo do tempo, e, dessa forma, a composição da vacina deve ser atualizada todos os anos com as principais variações circulantes. Neste ano de 2024, a vacina quadrivalente protege contra quatro tipos de vírus Influenza predominantes na população: dois do tipo A (H1N1 e H3N2) e dois do tipo B.

No SUS (Sistema Único de Saúde), a campanha é feita com a vacina trivalente e é destinada a grupos considerados prioritários pelo maior risco de contrair a doença e evoluir para um quadro grave. Entre esses grupos estão: crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que deram à luz recentemente, professores da rede pública, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente. Os índices de vacinação em todo o País ainda estão muito abaixo da expectativa, o que pode contribuir para o aumento do número de casos na população em geral. Vacinar é a melhor prevenção, e vacinas salvam vidas. Converse com seus familiares e amigos sobre isso.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *