Dia de Campo em Acreúna/GO marca nova fase de expansão do amendoim

News

Publicado em 12/03/2024 às 10h43, por: Coplana

No dia 29 de fevereiro, a Coplana realizou o Dia de Campo Amendoim, em Acreúna/GO, em uma parceria com a MIAC, APMP Bioenergia (Associação dos Produtores de Matérias-Primas para as Indústrias de Bioenergia de Goiás) e com o apoio da Agropecuária Mangaba, Agropecuária Baru e Usina Nova Gália.

O evento contou com a presença de produtores, técnicos e parceiros e marcou uma nova fase para a cultura, com a expectativa de negócios no estado, a partir da tecnologia, suporte técnico e modelo de atuação da Cooperativa.

A programação do Dia de Campo incluiu a apresentação de uma visão geral sobre mercado, detalhes sobre produção da Semente Coplana e informações sobre os processos, desde a produção à logística. Na visita à área de cultivo, os produtores puderam checar as máquinas em ação, nas operações de arranquio e a colheita, além de esclarecer, com os técnicos, diversas questões sobre o manejo.

O evento também contou com a palestra de Luiz Antonio Vizeu, então presidente da Câmara Setorial do Amendoim, que destacou o potencial da cultura e da cadeia produtiva. Ele lembrou que o amendoim, tradicionalmente produzido em São Paulo, expandiu-se para outras regiões nos últimos dez anos, incluindo Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Norte do Paraná e até mesmo Nordeste e Rio Grande do Sul. “A produção não se limita ao grão, mas inclui óleo e subprodutos como torta, casca e farelo.

A diversidade de produtos oferece oportunidades para diferentes setores, como alimentos, rações e energia. O estado de São Paulo consolidou sua posição como um dos maiores produtores e exportadores de amendoim. A participação em feiras internacionais e a obtenção de certificações são estratégias para fortalecer a presença do amendoim brasileiro no mercado global”, afirmou Vizeu.

A iniciativa em Acreúna representa este trabalho para aumentar as áreas de originação, como comentou Sergio de Souza Nakagi, vice-presidente da Coplana.”A ideia é prospectar negócios em uma região que respira agricultura. A cana-de-açúcar já está se estabelecendo, e sabemos que a cana traz o amendoim na rotação de culturas. Essa é uma tendência, e estamos trabalhando em conjunto com os produtores locais”, destacou Sergio.

Na área implantada, a produtividade e a sanidade do grão superaram o previsto. Já a participação dos produtores confirmou o interesse no cultivo, como avaliou o CEO da Coplana, Dalmyr Luciano Silva Caixeta. “Com o sucesso dessa operação e a confirmação da viabilidade da cultura, o próximo passo é expandir o cultivo do grão em Goiás. Na próxima safra, ofereceremos aos produtores a Semente Coplana, nossa tecnologia e suporte técnico. O evento em Acreúna nos deu a certeza de que podemos consolidar nossas parcerias no estado. Isso demonstra a importância e o interesse no cultivo de amendoim, não apenas em termos de rendimento, mas como uma opção mais vantajosa para os produtores”, avaliou Dalmyr.

Para Valdeci Malta da Silva, gerente de Originação, assim como ocorreu na década de 1980, com o resgate do amendoim no Brasil, estamos diante um momento de avanço da produção, com novas oportunidades no setor. “Mais uma vez, a Coplana está abrindo fronteiras na introdução da cultura do amendoim. O evento foi muito bem avaliado pelos produtores interessados em uma alternativa para a região. Isso contribui para o crescimento dessa cultura no país, destacou Valdeci.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *