Projeto Cultural Calendário 2024

News

Publicado em 27/11/2023 às 14h36, por: Coplana

97 crianças e adolescentes engajados no desenvolvimento sustentável

O Projeto Cultural Calendário chegou à sua 20ª edição, com um grande dia de atividades promovido pela Coplana, Socicana e Sicoob Coopecredi. Não faltaram brincadeiras e dinâmicas educativas, e a turma ainda contou com peça de teatro. Participaram crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, e neste ano os temas foram mais três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, da Organização das Nações Unidas: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, além de redução das desigualdades. Desde o ano passado, as entidades selecionam ODSs para integrar o projeto.

A Comissão Organizadora reuniu os inscritos no dia 21 de julho, no Galpão do Agronegócio em Guariba/SP. A peça de teatro foi apresentada pelo grupo Segurança e Arte, que encenou o espetáculo “Uma Certa Chapeuzinho”, sobre como controlar a ansiedade e sobre a importância de ensinar com amor.

Os desenhos e frases foram elaborados pelos inscritos, e a seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Organizadora em breve. Serão 12 desenhos e 12 frases que irão compor o Calendário 2024 das entidades. Todos os 97 participantes, independentemente de quem teve seu trabalho selecionado, receberam um depósito em uma conta poupança.

Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Coplana, falou sobre os vinte anos do Projeto que visa discutir a importância dos sistemas cooperativista e associativista, assim como do desenvolvimento sustentável. “Por ser o vigésimo ano temos a certeza de que estamos no caminho certo e que mais vinte anos virão. O principal objetivo é trazer o jovem para dentro das nossas instituições e poder mostrar um pouco do nosso trabalho, deixando claro que eles também fazem parte desse sistema tão relevante representado pelo cooperativismo e associativismo”, afirmou Bruno.

Para a Socicana, o Projeto Calendário tem um papel único na sociedade, como revela Eduardo Mucci, gerente de Assistência Social e de Comunicação da associação. “Houve muita diversão, aprendizagem, cooperação, trabalho em equipe, criatividade e concentração. Os temas abordados em todos os anos são importantíssimos e estão em pauta entre as inciativas dos poderes públicos e iniciativa privada. A Socicana espera que iniciativas como esta despertem nos participantes maior entendimento sobre o desenvolvimento sustentável, a preocupação social e a equidade dentro da comunidade onde estão inseridos”, comentou Eduardo.

No caso do Sicoob Coopecredi, o projeto tem sido significativo para toda a equipe e associados, como afirma Liliane Vicentin Thomazele, gerente operacional da cooperativa de crédito. “O projeto representa um marco importante na história da cooperativa, pois demonstra o compromisso com a valorização e envolvimento dos cooperados. O impacto do projeto ao longo dos anos pode ser notado pela continuidade e engajamento dos cooperados, que têm participado de forma ativa nos processos seletivos, inclusive desde o primeiro calendário. Isso reflete a importância da formação e capacitação dos cooperados, mostrando-lhes que a cooperativa é deles, e fortalecendo o conceito de coletividade e pertencimento”, concluiu Liliane.

As crianças e adolescentes deram um show!

“A gente vem aqui e aprende bastante. É muito divertido assistir ao teatro, e eu vi como as cooperativas e
a associação funcionam, como elas focam em ser sustentáveis e ensinam a gente a ajudar o planeta.
Ana Julia Barbosas da Silva, 14 anos

“Minha primeira vez aqui e estou adorando! Conheci mais sobre os trabalhos das cooperativas e da associação, além de trocar ideias com outros colegas sobre sustentabilidade para poder fazer o desenho.”
Sofia Lopes da Silva, 11 anos

“Ganhar um dinheirinho e guardá-lo para usar depois: é divertido participar.”
Arthur Oliveira Cipriciani, 11 anos

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *