Projeto Manejo Biológico

News

Publicado em 31/08/2023 às 13h40, por: Coplana

Almoço com os produtores marca o encerramento da primeira edição

No dia 13 de abril, foi oficialmente concluída a primeira edição do Programa Manejo Biológico, iniciativa que estimula o uso de insumos biológicos na produção de cana-de-açúcar, amendoim e soja, na região da Coplana e Socicana, entidades parceiras na realização. O programa também contou com o apoio de empresas reconhecidas no setor, como: Agrivalle, Andermatt, Basf, Corteva, Ecobhio, FMC, Gênica, Koppert, Simbiose, Stoller, Sumitomo Chemical e  Grupo Vittia.

O início desta ação ocorreu em setembro de 2021 e teve ao longo de todo o processo o suporte de pesquisadores e especialistas que estudam as três culturas. Alexandre de Sene Pinto, Fernando Dini Andreote, Leila Dinardo-Miranda, Odair Aparecido Fernandes, Samuel Roggia e Solon Cordeiro de Araujo orientaram sobre o formato e capacitação dos produtores, colaboradores das propriedades e técnicos. Reuniões, cursos e um workshop estiveram na programação.

Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Coplana e diretor-secretário da Socicana, destacou que o manejo biológico está ganhando força no país e acredita que mais produtores irão aderir às práticas que ficam mais sustentáveis a cada dia. “Hoje, estamos concluindo nossa primeira edição do programa e sabemos que o manejo biológico vem crescendo e se desenvolvendo no Brasil há algum tempo. Atualmente, o País é muito dependente internacionalmente de moléculas de defensivos agrícolas, mas o manejo biológico é uma alternativa a esses produtos.” Ele avalia que o sistema também irá contribuir para melhorar os números na lavoura. “Os resultados têm sido bastante promissores. Acreditamos que, em um curto período, mais produtores irão aderir a essa tecnologia, levando nosso país a altos níveis de produtividade e sustentabilidade. Colocaremos menos químicos no campo e continuaremos a contribuir com o equilíbrio das lavouras, onde poderão coexistir insetos e microbiologia. Acreditamos e vamos investir bastante nesse programa”, afirmou Bruno.

Durante o almoço, Eduardo Rodriguez, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação, falou sobre o papel relevante dos produtores para o aumento no uso dos produtos. “O Manejo Biológico teve início na safra 21/22. Esse programa tem como objetivo incentivar o uso de insumos biológicos, e hoje estamos premiando 8 produtores que são referência na região pelo uso desses insumos. Este evento marca o fim da primeira fase do projeto, e esperamos que ele continue trazendo valor e agregando no manejo dos produtores da Cooperativa e da Associação”, afirmou.

O superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, enfatizou os ganhos futuros.  “Nós entendemos que o controle biológico tem uma grande importância para a agricultura, principalmente quando pensamos em sustentabilidade e no equilíbrio da produção agrícola. Os benefícios a longo prazo são muito grandes e importantes. Pretendemos replicar essa abordagem não apenas com conhecimento teórico, mas também com prática. Este primeiro ano foi justamente para nivelar o conhecimento dos produtores,  trazer informações para aqueles que não tinham e melhorar as informações para aqueles que já adotavam a tecnologia”, concluiu Kalaki.

Mário Kioschi Ogata: “Sempre que possível, procuramos utilizar produtos biológicos, mais ecologicamente amigáveis. Para ampliar o uso em nossa região, ainda é necessário corrigir alguns problemas, como a melhora dos aspectos de amostragem para obter um melhor acompanhamento dos resultados.”

Fernando Rizzi Carneiro: “Os resultados obtidos com produtos biológicos estão sendo tão bons ou até melhores do que aqueles obtidos com produtos químicos. Por isso, estamos sempre buscando o melhor para o meio ambiente e para a lavoura, e às vezes, o uso de produtos biológicos pode até ter um custo menor do que o uso de químicos.”

Azael Pizzolato Neto: “Hoje em dia, já existem produtos biológicos com eficiência igual ou superior aos controles químicos, e esses produtos estão sendo utilizados em larga escala. Tanto na cultura da soja quanto na cultura da cana-de-açúcar, já estamos utilizando produtos biológicos, o que comprova que eles podem ser utilizados em culturas de larga escala.”

Mário Willian Lemos: “No momento em que vivemos, sem dúvida o uso de produto biológico é indispensável. A escolha dos produtos e o momento correto da aplicação são criteriosos, mas acreditamos ter acertado nesses aspectos com a ajuda da Coplana. Esses fatores são fundamentais para o sucesso da operação.”

Mário Whately: “À medida que alguns produtores começam a usar e ver resultados, e estudos científicos mostram os possíveis resultados com o uso de biológicos, mais produtores aderem. É verdade que eles demandam um pouco mais de cuidados na aplicação e manejo, mas acreditamos bastante nessa tecnologia.”Cacildo Aparecido Sinchetti: O produtor Cacildo também aprovou a inciativa, revelando os benefícios ambientais e sociais do uso dos produtos.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *