Reunião Técnica da Soja

News

Publicado em 15/08/2023 às 09h20, por: Coplana

O conhecimento ajudando na tomada de decisão

A Coplana realizou, no dia 18 de abril, a Reunião Técnica da Soja  – fechamento  safra 21/22, no auditório da Socicana. O evento contou com a visão de especialistas e pesquisadores sobre o manejo, produtos e estratégias para a produtividade. Também foi lançado o site “Dia de Campo de Variedades de Soja”, criado para reunir as informações sobre o desempenho de materiais mais adaptados à região, assim como, preparar o cooperado para o próximo ciclo.

Eduardo Rodriguez, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana, falou sobre o planejamento de safra a partir do conhecimento sobre o ciclo anterior. “O objetivo do evento é que todo esse conhecimento que foi transmitido oriente o produtor para a tomada de decisão, tanto na escolha da cultivar e manejo de plantas daninhas, como na questão de nutrição, baseando-se em parâmetros técnicos.”

O Prof. Dr. Odair Fernandes, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp de Jaboticabal, falou do controle de pragas. “A palavra-chave é fazer o monitoramento, acompanhar a evolução das pragas, reconhecê-las para poder entrar com uma ação de controle assim que a população superar aquele nível tolerável. A Coplana já faz um ótimo serviço, que é oferecer esse monitoramento.”

Pesquisador do Portal Ciência do Solo, Dr. Luiz Tadeu Jordão comentou sobre o trabalho no Projeto Mais Soja. “O time da Coplana, na área técnica, está bastante engajado em trazer, ao cooperado, alternativas à cana-de-açúcar em áreas de reforma, para que os produtores continuem tendo sobretudo rentabilidade. E o projeto Mais Soja está inserido nesse sistema. Nós temos que trabalhar fundamentalmente com o retorno sobre o investimento.”

Para o produtor, o evento foi uma oportunidade para discutir os resultados da safra anterior e as expectativas para a próxima. “O cooperado Lincoln Ortolani Arruda destacou que a safra 21/22 foi muito boa, devido às chuvas em algumas regiões. Entretanto, o próximo ciclo preocupa. “Nós estamos preocupados com os custos de produção. Mesmo com as produtividades que temos conseguido, a margem irá estreitar bastante. Vamos continuar averiguando a questão dos custos.”

A cooperada Juliana Bellodi Baratela também destacou os resultados positivos das últimas safras e sua estratégia na lavoura. “Temos tido um bom resultado nas últimas safras, em torno de 70 sacos/hectare e áreas com 80  sacos. Temos buscado as tecnologias de semente, pois sempre são apresentadas novidades todos os anos. Estamos sempre inovando junto com as empresas.”

Produtor(a), no site www.diadecamposoja.com.br, representantes das empresas e pesquisadores trazem informações sobre variedades, produtos e manejo.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *