Tarde de autógrafos reuniu integrantes do setor para homenagem a Roberto Rodrigues

News

Publicado em 01/04/2024 às 15h59, por: Coplana

No dia 22 de março, a Socicana, a Coplana e o Sicoob Coopecredi promoveram uma sessão de autógrafos do livro: “Roberto Rodrigues, o Semeador – Quem Planta, Colhe!”, escrito pelo jornalista Ricardo Viveiros. Um público composto por produtores rurais, técnicos e representantes do setor esteve presente para homenagear Dr. Rodrigues, líder do agronegócio brasileiro e cooperativismo mundial.

O evento foi realizado no auditório da Socicana, em Guariba/SP, em um fim de tarde repleto de grandes histórias, na companhia de pessoas ligadas à trajetória de Rodrigues, e com um sentimento de reencontro. Rodrigues lembrou momentos de grande impacto para o agronegócio e para o Brasil. Entre eles, a implantação do PCTS, Pagamento de Cana pelo Teor de Sacarose, pelo Instituto do Açúcar e Álcool, uma conquista que teve origem na região. O PCTS passaria a valorizar a qualidade e não só o peso da cana. Para promover melhor desempenho do canavial, no período em que Rodrigues era diretor do Departamento Técnico da Socicana, foi criado o prêmio quinzenal para pequenos, médios e grandes produtores em relação à qualidade da matéria-prima. Essa abordagem seria responsável por influenciaria os processos produtivos a partir daquele momento.

Dr. Rodrigues foi também presidente da Coplana e um dos fundadores e primeiro associado do Sicoob Coopecredi. Produtor rural, engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), é professor, um dos maiores nomes do cooperativismo no mundo, coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), SRB (Sociedade Rural Brasileira) e Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.

Entre os muitos aprendizados que temos a partir da experiência de Rodrigues, destacam-se os três fatores fundamentais para alcançar êxito em qualquer área da vida. “Três coisas são fundamentais. Primeiro, fazer o que gosta, porque isso o faz levantar contente todos os dias. Segundo, é fazer o que você sabe fazer, para não ser desmoralizado. E terceiro, é preciso ter sorte. Sorte é quando você sabe que tem que pegar um trem na estação, mas não sabe a hora em que o trem vai passar. O que você faz? Vai para a estação. Sorte é estar preparado para a oportunidade, ter estratégia e visão de futuro. E vão dizer que você teve sorte por estar lá quando o trem passou”, explicou Rodrigues. 

Na homenagem feita pelas entidades, foi destacada a admiração e o eterno reconhecimento ao trabalho do líder. “Temos em Roberto Rodrigues a figura de um mestre, alguém que nos ensina que a luta será desafiadora, mas que vamos superar e vencer. Ao mesmo tempo, temos a figura de um amigo querido e muito próximo, que está sempre ao nosso lado e em quem podemos confiar. É um privilégio podermos estar sua companhia. A história de Roberto Rodrigues é a história de todos nós”, dizia o texto da homenagem. 

Para a conclusão do livro, Rodrigues destacou o papel da jornalista Valéria Ribeiro, que o entrevistou anos antes e cuja entrevista serviu de base para a obra, destacou o trabalho do jornalista e autor Ricardo Viveiros e a determinação de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB (Organização das Cooperativa Brasileiras), que anos antes já defendia a necessidade de registrar esta importante etapa da história do agronegócio brasileiro. Para Rodrigues a tarde de autógrafos foi também um dia de rever velhos amigos. “Espero estar com vocês por pelo menos mais 20 anos, recebendo o carinho que vocês me proporcionaram agora. Muito obrigado por tudo, contem comigo”, concluiu.

Comentários (0)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *